O estudo de exames de imagem como proposta no processo de ensino e aprendizagem da anatomia humana

  • Renatha Lima de Oliveira Universidade de Pernambuco
  • Daniel Medeiros Nunes Universidade de Pernambuco
  • Levi Cordeiro dos Santos Universidade de Pernambuco
  • Matheus Willyan Ferreira dos Santos Universidade de Pernambuco
  • Victor Nascimento de Oliveira Cavalcante Universidade de Pernambuco
  • Natalie Emanuelle Ribeiro Rodrigues Universidade de Pernambuco
Palavras-chave: Corpo Humano, Ensino Superior, Imaginologia Médica, Metodologia Ativa

Resumo

A anatomia humana é uma área que estuda a estruturação do ser humano, nesse sentido, o advento de novas tecnologias no âmbito médico exigiu uma adequação do modelo tradicional de ensino, com o objetivo de originar um novo perfil profissional. Dessa forma, algumas pesquisas demonstram que os estudantes conseguem uma melhor associação do conteúdo teórico quando associado à imaginologia médica. Para isso, foi utilizada a metodologia de monitorias em formato de Team-Based Learning, em três etapas: preparação, teste e aplicação de conceitos. Ao todo, foram realizadas 5 monitorias em formato de TBL’s, que abrangeram os sistemas ósseo, muscular, articular, digestório e endócrino, nos quais os estudantes possuíam acesso prévio à temática proposta para que, posteriormente, fossem realizadas discussões em grupo. Assim, nota-se que a metodologia foi amplamente aceita e benéfica para os estudantes e, também, para os monitores que desenvolveram habilidades importantes relacionadas ao meio profissional.

Publicado
2024-01-05
Como Citar
OLIVEIRA, R. L. DE; NUNES, D. M.; SANTOS, L. C. DOS; SANTOS, M. W. F. DOS; CAVALCANTE, V. N. DE O.; RODRIGUES, N. E. R. O estudo de exames de imagem como proposta no processo de ensino e aprendizagem da anatomia humana. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 4, n. 2, p. 238-254, 5 jan. 2024.