O estudo de exames de imagem como proposta no processo de ensino e aprendizagem da anatomia humana
Abstract
A anatomia humana é uma área que estuda a estruturação do ser humano, nesse sentido, o advento de novas tecnologias no âmbito médico exigiu uma adequação do modelo tradicional de ensino, com o objetivo de originar um novo perfil profissional. Dessa forma, algumas pesquisas demonstram que os estudantes conseguem uma melhor associação do conteúdo teórico quando associado à imaginologia médica. Para isso, foi utilizada a metodologia de monitorias em formato de Team-Based Learning, em três etapas: preparação, teste e aplicação de conceitos. Ao todo, foram realizadas 5 monitorias em formato de TBL’s, que abrangeram os sistemas ósseo, muscular, articular, digestório e endócrino, nos quais os estudantes possuíam acesso prévio à temática proposta para que, posteriormente, fossem realizadas discussões em grupo. Assim, nota-se que a metodologia foi amplamente aceita e benéfica para os estudantes e, também, para os monitores que desenvolveram habilidades importantes relacionadas ao meio profissional.
Authors concede the right of its first publication to the Interdisciplinary Journal of Health Sciences and Education, according to the editorial policy of the journal. Reproductions of texts in other publications may be formally requested to the editorial committee via email.