O estudo de exames de imagem como proposta no processo de ensino e aprendizagem da anatomia humana
Resumen
A anatomia humana é uma área que estuda a estruturação do ser humano, nesse sentido, o advento de novas tecnologias no âmbito médico exigiu uma adequação do modelo tradicional de ensino, com o objetivo de originar um novo perfil profissional. Dessa forma, algumas pesquisas demonstram que os estudantes conseguem uma melhor associação do conteúdo teórico quando associado à imaginologia médica. Para isso, foi utilizada a metodologia de monitorias em formato de Team-Based Learning, em três etapas: preparação, teste e aplicação de conceitos. Ao todo, foram realizadas 5 monitorias em formato de TBL’s, que abrangeram os sistemas ósseo, muscular, articular, digestório e endócrino, nos quais os estudantes possuíam acesso prévio à temática proposta para que, posteriormente, fossem realizadas discussões em grupo. Assim, nota-se que a metodologia foi amplamente aceita e benéfica para os estudantes e, também, para os monitores que desenvolveram habilidades importantes relacionadas ao meio profissional.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.