Rendimento acadêmico de discentes de enfermagem de uma instituição federal de ensino superior

  • Joyce Rafaele Santana Nóbrega UFCG
  • Marcela Samara Lira da Silva UFCG
  • Deysiane Ribeiro Pessoa Simões
  • Nathanielly Cristina Carvalho de Brito Santos UFCG
  • Waleska de Brito Nunes UFCG
  • Luciana Dantas Farias de Andrade UFCG
Palavras-chave: Enfermagem, Desempenho acadêmico, Relações familiares

Resumo

Objetivo: Conhecer a opinião de discentes de enfermagem sobre o rendimento acadêmico no contexto universitário. Método: Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, ancorado metodologicamente no Materialismo Histórico e Dialético. Houve realização de entrevistas mediadas por um roteiro semiestruturado cuja amostra foi constituída por estudantes do Curso de Bacharelado em Enfermagem, escolhidos por disponibilidade até a saturação das informações. O material empírico foi submetido ao software Iramuteq para análise pela técnica de análise de discurso. Devido pandemia por COVID-19, foram adotadas uma série de cuidados para realização da coleta de material empírico, além da atenção constante às prerrogativas das autoridades sanitárias nacionais e internacionais. Resultados: A análise de discurso permitiu a depreensão de duas categorias empíricas “Relação entre rendimento acadêmico, avaliação e notas” em que foi possível elucidar a importância da nota como reflexo de um bom rendimento acadêmico e “Questões familiares” apontando que o contexto familiar apresenta influência significativa no rendimento acadêmico dos entrevistados. Conclusão: Percebe-se forte defesa da nota como aspecto determinante para um bom rendimento acadêmico, apesar de ser uma forma de avaliação que converge para uma prática não-emancipatória e que é constantemente discutida em espaços acadêmicos diversos. O rendimento acadêmico sofre diversas influências externas e internas ao ambiente universitário e as relações familiares conflituosas foram apontadas como aspectos determinantes em momentos desafiadores da trajetória do aluno, por isso, faz-se importante o apoio profissional de psicólogos e pedagogos, além da rede de apoio de amigos, familiares e professores.

Publicado
2022-07-18
Como Citar
Santana NóbregaJ. R.; Samara Lira da SilvaM.; Ribeiro Pessoa SimõesD.; Cristina Carvalho de Brito SantosN.; Brito NunesW. de; AndradeL. D. F. de. Rendimento acadêmico de discentes de enfermagem de uma instituição federal de ensino superior. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 3, n. 1, p. 72-90, 18 jul. 2022.