Elementos de doutrinação política no cotidiano escolar mediante ações do programa escola sem partido: uma análise sob a ótica foucaultiana

  • Joel Souza UFSC

Resumen

Este trabalho de pesquisa pretende apresentar subsídios para reflexões na área da educação, sobretudo no que diz respeito ao Programa Escola sem Partido e suas aspirações na concepção de um Projeto de Lei que, apesar de se autodenominar garantidor dos direitos de pais e alunos, prevê na verdade o cerceamento das atividades de professores e demais educadores. Como metodologia de amparo para análise da massa documental coletada, empregou-se os ensinamentos de Bardin; para reflexão das possíveis influências no cotidiano escolar, foram arrolados autores interdisciplinares do porte de Paulo Freire, sobretudo quanto à sua percepção de uma educação libertadora e tendo como centro o pensador Foucault, com suas concepções sociológicas. Como resultado da presente investigação, apurou-se que, caso seja aprovado e sancionado o PL da EsP, tal medida poderá implicar um grande retrocesso nas relações humanas que envolvem o dispositivo escolar com possíveis reflexos negativos no sistema educacional brasileiro.

Publicado
2022-07-20
Cómo citar
SOUZA, J. Elementos de doutrinação política no cotidiano escolar mediante ações do programa escola sem partido: uma análise sob a ótica foucaultiana. Transiciones, v. 3, n. 1, p. 110-132, 20 jul. 2022.
Sección
Artigos