Elementos de doutrinação política no cotidiano escolar mediante ações do programa escola sem partido: uma análise sob a ótica foucaultiana
Resumo
Este trabalho de pesquisa pretende apresentar subsídios para reflexões na área da educação, sobretudo no que diz respeito ao Programa Escola sem Partido e suas aspirações na concepção de um Projeto de Lei que, apesar de se autodenominar garantidor dos direitos de pais e alunos, prevê na verdade o cerceamento das atividades de professores e demais educadores. Como metodologia de amparo para análise da massa documental coletada, empregou-se os ensinamentos de Bardin; para reflexão das possíveis influências no cotidiano escolar, foram arrolados autores interdisciplinares do porte de Paulo Freire, sobretudo quanto à sua percepção de uma educação libertadora e tendo como centro o pensador Foucault, com suas concepções sociológicas. Como resultado da presente investigação, apurou-se que, caso seja aprovado e sancionado o PL da EsP, tal medida poderá implicar um grande retrocesso nas relações humanas que envolvem o dispositivo escolar com possíveis reflexos negativos no sistema educacional brasileiro.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a revista Transições, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.