Estratégias educacionais para o ensino da prática baseada em evidências para médicos residentes de cirurgia: revisão integrativa
Resumo
Objetivo: descrever as melhores estratégias de ensino para o ensino da prática baseada em evidências (PBE) para médicos residentes de cirurgia. Metodologia: trata-se de uma revisão de escopo, que tem como desenho de estudo identificação as melhores estratégias de ensino para o ensino da prática baseada em evidências (PBE) para médicos residentes de cirurgia. Para a busca e identificação de estudos relevantes, foram utilizados os descritores indexados no MESH: “Surgery students”, “evidence-based practice”, “evidence-based medicine”, “Education”, e aplicados os operadores boolianos AND e OR, de modo restritivo e aditivo, nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line (Medline). Desenvolvimento: Um total de 697 estudos foram identificados. Destes 16 foram considerados para inclusão. Após leitura do artigo completo um total de 7 artigos foram selecionados (1 excluído por ter escrita em língua chinesa e outros 8 por citarem temática ou população diferente da proposta neste estudo). O cenário atual da educação de residência cirúrgica também inclui tempo de educação protegido para palestras didáticas e discussões baseadas em melhores evidências disponíveis, para desenvolver as ferramentas para analisar e avaliar criticamente. Conclusão: No geral, esta era de educação cirúrgica é caracterizada por mudanças rápidas e dinâmicas no conhecimento, compreensão de doenças cirúrgicas, novos procedimentos e tecnologias. Novos paradigmas educacionais e de treinamento serão necessários no futuro próximo, enfrentando os desafios do século XXI e garantindo a produção de cirurgiões profissionais, capazes, competentes e versáteis.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.