Inteligência Artificial OpenAI Chat-GPT-3.5® comparada ao método tradicional para construção de Histórias na saúde

Palavras-chave: Saúde, Histórias em quadrinhos, Depressão, Inteligência artificial

Resumo

Objetivo: desenvolver e comparar histórias em quadrinhos sobre depressão na infância pelo método tradicional e pelo uso de Inteligência Artificial. Método:  Trata-se de um estudo metodológico no qual foram comparadas duas formas de produzir conteúdo para Histórias em quadrinhos:  a construção de histórias em quadrinhos de forma tradicional e a construção de histórias em quadrinhos através do uso de inteligência artificial. A etapa de validação e disponibilização do material ocorreram da mesma forma para os dois formatos de produção de conteúdo. Resultado:  Ambos os métodos deram origem a um personagem principal e seis personagens coadjuvantes, porém o método tradicional possibilitou a realização de 16 quadros de história e o método por inteligência artificial 8 quadros de história. Idealizou-se que as histórias em quadrinhos acontecessem em 3 momentos distintos. A apresentação do personagem, a ajuda e a terapia. Conclusão: As histórias em quadrinhos são uma das várias formas de cuidado em saúde. A utilização de recursos como esse permite uma aproximação entre profissional-paciente-família, o que pode auxiliar no tratamento e garantir que efeitos indesejáveis diminuam. A construção do material pelas duas formas foi satisfatória e propiciou um olhar no que diz respeito ao uso da inteligência artificial na área da saúde. Um fator limitante é a capacidade de geração de imagens através de textos, até o momento da publicação deste artigo, as plataformas de inteligência artificial não geram imagens através de grandes textos, tendo como limitação e necessidade a ilustração por pesquisadores humanos.

Publicado
2024-07-04
Como Citar
SILVA, G. B. DA; SOUZA, L. P. DE; MEDEIROS, J. G. T.; PELLANDA, L. C. Inteligência Artificial OpenAI Chat-GPT-3.5® comparada ao método tradicional para construção de Histórias na saúde. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 5, n. 1, p. 9-36, 4 jul. 2024.