Percepção de estudante de Enfermagem sobre estágio curricular na atenção primária à saúde: relato de experiência

Palavras-chave: Educação interprofissional, Atenção primária à saúde, Assistência integral à saúde

Resumo

Nos últimos anos, houve uma mudança na concepção de saúde, o que levou a uma reflexão sobre os currículos e a formação de profissionais de saúde. Nessa perspectiva, currículos integrados e metodologias ativas de aprendizagem ganharam espaço para promover a formação interprofissional. Este trabalho tem como objetivo relatar experiências de acadêmica de enfermagem com equipe multiprofissional em saúde da família em estágio curricular na atenção primária à saúde. Durante os meses de maio a julho de 2022, a acadêmica compartilhou espaço com a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e residentes de diferentes profissões, promovendo discussões sobre vários temas e reflexão sobre o SUS e seus desafios. A atenção primária permitiu a troca de experiências com a comunidade e a equipe de saúde, desenvolvendo habilidades como escuta, acolhimento, pensamento crítico, responsabilidade e autonomia. O estágio curricular I é uma disciplina que permite a visão da equipe multiprofissional, promovendo a compreensão das competências e habilidades dos outros profissionais de saúde e proporcionando a aplicação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos ao longo da graduação.

Biografia do Autor

Samantha Moreira Felonta, UFES

Enfermeira formada pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Gabriel Pinto Ferreira, Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde do Espírito Santo

Fisioterapeuta Residente pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde do Espírito Santo ICEPi/SESA.

Laíza dos Santos Ribeiro da Silva, Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde do Espírito Santo

Enfermeira residente pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde do Espírito Santo ICEPi/SESA.

Carolina Maia Martins Sales, UFES

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo; Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo.

Publicado
2023-07-28
Como Citar
MOREIRA FELONTA, S.; PINTO FERREIRA, G.; DOS SANTOS RIBEIRO DA SILVA, L.; SALES, C. M. M. Percepção de estudante de Enfermagem sobre estágio curricular na atenção primária à saúde: relato de experiência. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 4, n. 1, p. 174-191, 28 jul. 2023.