Perfil epidemiológico das vítimas de violência autoprovocada de 2009 a 2019

  • Guilherme de Souza Pereira Centro Universitário Barão de Mauá
  • Sarah Cristina Rocha Rodrigues Centro Universitário Barão de Mauá
  • Amanda Carolina Porto Centro Universitário Barão de Mauá
  • Tania Cancian Masella Centro Universitário Barão de Mauá
  • Fabio Franchi Quagliato Centro Universitário Barão de Mauá
  • Soraya Duarte Varella Centro Universitário Barão de Mauá
Palavras-chave: Violência, Lesão auto-infligida não suicida, Perfil epidemiológico

Resumo

Introdução: O termo violência se refere ao uso intencional de força física, real ou em ameaça, contra si próprio ou a(s) outro(s) indivíduo(s), e pode se expressar de diferentes formas, sendo a autoprovocada uma delas. A violência autoprovocada compreende ideação suicida, autoagressões, tentativas de suicídio e suicídio, e tem se tornado mais frequente na atualidade. Objetivo: Traçar o perfil epidemiológico, segundo a idade e o sexo, das vítimas de violência autoprovocada, a partir das notificações dos anos de 2009, 2014 e 2019. Material e métodos: Trata-se de um estudo descritivo, sobre o perfil epidemiológico dos casos notificados de violência autoprovocada, segundo a faixa etária e o sexo. Os dados foram obtidos do DATASUS (TABNET). Resultados: Observou-se um aumento do número de notificações de casos de violência autoprovocada ao longo dos anos estudados: em 2009 a taxa de incidência foi de 2,06 casos/ 100.000 habitantes; já em 2014 foi de 15,31 casos/ 100.000 habitantes; e, em 2015, foi de 65,31 casos/ 100.000 habitantes. Conclusão: Os resultados demonstram um aumento significativo na incidência de casos notificados de violência autoprovocada, com predominância no sexo feminino, principalmente na faixa etária de 15 a 19 anos.

Publicado
2023-07-28
Como Citar
PEREIRA, G. DE S.; RODRIGUES, S. C. R.; PORTO, A. C.; MASELLA, T. C.; QUAGLIATO, F. F.; VARELLA, S. D. Perfil epidemiológico das vítimas de violência autoprovocada de 2009 a 2019. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 4, n. 1, p. 26-40, 28 jul. 2023.