Relações interpessoais vivenciadas por adolescentes a partir das principais cenas da peça teatral de William Shakespeare "Romeu e Julieta"
Resumo
Reconhecendo a adolescência como um período da vida humana associado a novas condutas comportamentais em sociedade e as modificações sociais que marcaram o início da pós-modernidade, destacam-se as relações interpessoais como aspectos importantes para a formação da autoconsciência, construção de pontos de vista sobre a vida e a concepção sobre o futuro. Neste sentido, sob perspectivas biológicas e sociais, buscou-se entender os diversos relacionamentos interpessoais vivenciados por adolescentes na atualidade a partir do resgate das principais cenas da peça teatral de William Shakespeare ‘Romeu e Julieta’. Trata-se de uma revisão narrativa a partir da leitura da tragédia shakespeariana no período de fevereiro a abril de 2024, cujos principais trechos foram organizados em um corpus e submetidos ao software IRaMuTeQ®, direcionando a análise para duas categorias temáticas: 1. A adolescência: fisiologia e anatomia, 2. O adolescente e as relações interpessoais. Durante a análise foi possível observar a instabilidade emocional e o imediatismo como principais características que acompanham o desenvolvimento dos adolescentes, aspectos que demandam a presença de uma rede de apoio para auxiliar na manutenção emocional e na resolução de conflitos. Construir grupos sociais é essencial para o desenvolvimento saudável de adolescentes que estão mentalmente acelerados em decorrência do uso contínuo das telas digitais e das rápidas transformações da sociedade pós-moderna.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.
10.56344/2675-4827