Análise documental das disciplinas do eixo transversal de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva no estado do Paraná
Résumé
As Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) foram criadas com objetivo de estimular práticas que respondam às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), constituindo espaços para o desenvolvimento de ações de Educação Permanente em Saúde. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa foi analisar a matriz curricular de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, em relação ao eixo transversal do Programa e relacionar com o cenário de atuação dos residentes. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo documental, realizado no ano de 2023. Foram identificadas treze disciplinas do eixo transversal, totalizando 192 horas em atividades teóricas ou teórico-prática e vinte cenários de atuação dos residentes. Encontrou-se coerência entre a ementa e a prática dos profissionais. Entende-se que Residência Multiprofissional deve ser construída em interface com as diversas áreas da saúde, e assim sendo, a matriz do referido programa atende ao solicitado pela resolução e as necessidades dos residentes.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.