Análise documental das disciplinas do eixo transversal de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva no estado do Paraná

  • Francielly Souza Campos Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Damaris Beraldi Godoy Leite Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa
  • Fabiana Paizany Paz Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa
  • Mônica Kloster Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa

Résumé

As Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) foram criadas com objetivo de estimular práticas que respondam às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), constituindo espaços para o desenvolvimento de ações de Educação Permanente em Saúde. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa foi analisar a matriz curricular de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, em relação ao eixo transversal do Programa e relacionar com o cenário de atuação dos residentes. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo documental, realizado no ano de 2023. Foram identificadas treze disciplinas do eixo transversal, totalizando 192 horas em atividades teóricas ou teórico-prática e vinte cenários de atuação dos residentes. Encontrou-se coerência entre a ementa e a prática dos profissionais.  Entende-se que Residência Multiprofissional deve ser construída em interface com as diversas áreas da saúde, e assim sendo, a matriz do referido programa atende ao solicitado pela resolução e as necessidades dos residentes.

Publié-e
2024-12-11
Comment citer
SOUZA CAMPOS, F.; DAMARIS BERALDI GODOY LEITE; FABIANA PAIZANY PAZ; MÔNICA KLOSTER. Análise documental das disciplinas do eixo transversal de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva no estado do Paraná. Sciences de la santé et Éducation, v. 5, n. 2, p. 9-19, 11 déc. 2024.