Ensino centrado no residente: um relato de experiência do preceptor no contexto do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde
Résumé
Introdução: O desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem significativas, no contexto do Programa de Residência Multiprofissional de Saúde (PRMS), contribuem para uma maior articulação do conhecimento teórico com a prática clínica, fortalecimento do raciocínio crítico- reflexivo e inovações que visam a melhoria do cuidado em saúde. A teoria do ensino centrado no aluno, de Carl Rogers, se harmoniza com este tipo de formação em saúde por apresentar conceitos e modos de executar estratégias de ensino-aprendizagem que protagonizam o residente e situam o preceptor como mediador desde processo. Objetivos: Apresentar, a partir do olhar da preceptoria, a vivência da aplicação de estratégias de ensino-aprendizagem guiadas pela teoria do ensino centrado no residente, no contexto do PRMS. Metodologia: Relato de experiência. Resultados: Houve uma construção de aspectos fundamentais para a aprendizagem significativa como: o aprofundamento da relação preceptor-residente, o protagonismo do residente da elaboração conjunta de um plano de aprendizagem e, tanto para preceptores como residentes, desenvolvimento da reflexividade e criticidade durante a articulação entre a teoria e o campo de prática. Conclusão: Desenvolver um percurso de ensino-aprendizagem, no âmbito do PRMS, pautado na teoria humanista proposta por Carl Rogers se caracterizou como uma trajetória inclusiva, participativa e significativa do processo de aprendizagem. Porém, neste contexto, ressalta-se a necessidade de uma consolidação de ações de parceria que promovam a capacitação de preceptores sobre a teoria do ensino centrado no residente. Dessa forma, uma aprendizagem significativa poderá se fortalecer apesar dos desafios do campo da prática.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.