Ensino centrado no residente: um relato de experiência do preceptor no contexto do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde
Abstract
Introdução: O desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem significativas, no contexto do Programa de Residência Multiprofissional de Saúde (PRMS), contribuem para uma maior articulação do conhecimento teórico com a prática clínica, fortalecimento do raciocínio crítico- reflexivo e inovações que visam a melhoria do cuidado em saúde. A teoria do ensino centrado no aluno, de Carl Rogers, se harmoniza com este tipo de formação em saúde por apresentar conceitos e modos de executar estratégias de ensino-aprendizagem que protagonizam o residente e situam o preceptor como mediador desde processo. Objetivos: Apresentar, a partir do olhar da preceptoria, a vivência da aplicação de estratégias de ensino-aprendizagem guiadas pela teoria do ensino centrado no residente, no contexto do PRMS. Metodologia: Relato de experiência. Resultados: Houve uma construção de aspectos fundamentais para a aprendizagem significativa como: o aprofundamento da relação preceptor-residente, o protagonismo do residente da elaboração conjunta de um plano de aprendizagem e, tanto para preceptores como residentes, desenvolvimento da reflexividade e criticidade durante a articulação entre a teoria e o campo de prática. Conclusão: Desenvolver um percurso de ensino-aprendizagem, no âmbito do PRMS, pautado na teoria humanista proposta por Carl Rogers se caracterizou como uma trajetória inclusiva, participativa e significativa do processo de aprendizagem. Porém, neste contexto, ressalta-se a necessidade de uma consolidação de ações de parceria que promovam a capacitação de preceptores sobre a teoria do ensino centrado no residente. Dessa forma, uma aprendizagem significativa poderá se fortalecer apesar dos desafios do campo da prática.
Authors concede the right of its first publication to the Interdisciplinary Journal of Health Sciences and Education, according to the editorial policy of the journal. Reproductions of texts in other publications may be formally requested to the editorial committee via email.