Uso da tecnologia do DNA recombinante na produção de insulina em pacientes com diabetes mellitus: uma revisão integrativa
Résumé
A insulina humana é um hormônio peptídico e proteico, produzido pelas células pancreáticas situadas nas Ilhotas de Langerhans, cuja função é diminuir a glicemia (níveis de glicose no sangue). A secreção ou ação ineficiente da insulina pode levar a uma condição chamada Diabetes Mellitus (DM). O DM é definido como uma desordem metabólica de gênese múltipla, devido a insuficiência absoluta ou relativa de insulina em desempenhar plenamente seus objetivos. É produzida pelo pâncreas e é responsável por manter o metabolismo da glicose. Dessa forma, sua ineficiência bloqueia a metabolização da glicose resultando na hiperglicemia (MARTINS, 2017; COLE; FLOREZ, 2020).
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.