Avaliação oral certificativa no contexto da clínica supervisionada em estética e cosmética: relato de experiência
Résumé
Introdução: Este estudo relata a experiência da Prova Oral como estratégia de avaliação de ensino aprendizagem no Curso superior de tecnologia em estética e cosmética nas disciplinas Clínica Supervisionada em Estética Corporal e Clínica Supervisionada em Estética Facial de um centro universitário do interior do estado de São Paulo. Objetivo: verificar a eficácia da prova oral nas clínicas supervisionadas em estética para avaliar a aprendizagem do aluno de forma abrangente sobre as disfunções estéticas faciais e corporais e seus tratamentos. Material e método: Relato de experiência do uso da estratégia de avaliação certificativa por meio de prova oral nas disciplinas Clínicas Supervisionadas em Estética Facial e corporal. A avaliação foi planejada com cinco questões. O tempo total previsto para cada aluno responder as questões foi de 15 minutos. Ao final da prova, após o feedback imediato, professor e aluno assinaram a prova por concordarem com o resultado. Resultados e discussão: a estratégia apontou uma melhora expressiva na aprendizagem das disfunções estéticas. Os estudantes se sentiram desafiados a estudar por um tempo maior, pois a prova oral impõe domínio sobre os temas. Conclusão: Foi possível explorar as habilidades de comunicação individuais, com o reconhecimento pelo aluno do seu processo de desenvolvimento cognitivo quanto à temática. A prova oral permite retorno imediato do aluno, possibilitando o aprimoramento para o próximo semestre.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.