Avaliação oral certificativa no contexto da clínica supervisionada em estética e cosmética: relato de experiência
Abstract
Introdução: Este estudo relata a experiência da Prova Oral como estratégia de avaliação de ensino aprendizagem no Curso superior de tecnologia em estética e cosmética nas disciplinas Clínica Supervisionada em Estética Corporal e Clínica Supervisionada em Estética Facial de um centro universitário do interior do estado de São Paulo. Objetivo: verificar a eficácia da prova oral nas clínicas supervisionadas em estética para avaliar a aprendizagem do aluno de forma abrangente sobre as disfunções estéticas faciais e corporais e seus tratamentos. Material e método: Relato de experiência do uso da estratégia de avaliação certificativa por meio de prova oral nas disciplinas Clínicas Supervisionadas em Estética Facial e corporal. A avaliação foi planejada com cinco questões. O tempo total previsto para cada aluno responder as questões foi de 15 minutos. Ao final da prova, após o feedback imediato, professor e aluno assinaram a prova por concordarem com o resultado. Resultados e discussão: a estratégia apontou uma melhora expressiva na aprendizagem das disfunções estéticas. Os estudantes se sentiram desafiados a estudar por um tempo maior, pois a prova oral impõe domínio sobre os temas. Conclusão: Foi possível explorar as habilidades de comunicação individuais, com o reconhecimento pelo aluno do seu processo de desenvolvimento cognitivo quanto à temática. A prova oral permite retorno imediato do aluno, possibilitando o aprimoramento para o próximo semestre.
Authors concede the right of its first publication to the Interdisciplinary Journal of Health Sciences and Education, according to the editorial policy of the journal. Reproductions of texts in other publications may be formally requested to the editorial committee via email.