Produções cinematográficas como ferramenta de reflexão no curso de Medicina: ressignificando a aprendizagem
Résumé
A utilização de recursos audiovisuais no âmbito acadêmico é uma prática antiga que tem ganhado notoriedade ante as tendências pedagógicas de formação baseada em competências. O cinema cada vez mais se consolida como uma ferramenta de cartografia da contemporaneidade que incita a reflexão, o debate e o aprender colaborativo. Além de complementar sob diferentes ópticas temáticas usuais das ciências médicas, o cinema possibilita também a expansão da aprendizagem para searas poucas vezes exploradas no currículo médico formal, tais como altruísmo, compaixão e empatia. Na presente comunicação breve objetivamos traçar uma visão panorâmica sobre a aplicabilidade desta estratégia no curso de Medicina, lançando olhar sobre o que nossa experiência neste tocante nos tem desvelado até o momento. Desde a horizontalidade na curadoria dos filmes apresentados até a imprescindível presença de preceptores especialistas norteando e adequando as discussões, fica claro o engajamento dos alunos à proposta, assim como nossa exitosa iniciativa de promover socialização, diálogos fruitivos, trocas de percepções e consequente aprendizagem colaborativa, valiosas premissas de uma bem-sucedida metodologia baseada na construção de habilidades e competências pautadas na excelência técnica, ética e conduta humanista.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.