Fisioterapia aquática no tratamento de dor lombar crônica
Résumé
A dor lombar é uma doença musculoesquelética que atinge ambos os sexos, não tem gênero e idade, e é uma das causas que mais traz incapacidade. As propriedades da água têm efeitos terapêuticos benéficos, causando analgesia, reduzindo dor e espasmos. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos fisioterapêuticos aquáticos no tratamento em indivíduos com dor lombar crônica. Foi feito uma revisão de literatura, através de estudos retirados das bases de dados Scielo, Pubmed, PEDro, LILACS, Google acadêmico e Cochrane. Os dados encontrados foram analisados utilizando critérios de data (2009 – 2019), relevância e qualidade metodológica. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados cinco artigos para análise na íntegra. Os resultados apontam que a fisioterapia aquática melhora o quadro álgico, incapacidade e qualidade de vida dos pacientes com dor lombar crônica. Porém a
escassez de pesquisas que abordem o assunto gera a necessidade de novas pesquisas sobre a efetividade da fisioterapia aquática no tratamento para dor lombar crônica para melhorar entendimento do mesmo.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.