Análise dos indicadores de desempenho de uma unidade de saúde da família e a aplicação de ferramentas da gestão da qualidade
Resumen
Introdução: o Sistema Único de Saúde estabelece a Atenção Primária à Saúde como a principal porta de entrada para os usuários acessarem os serviços de saúde. Nessa perspectiva, para promover e avaliar a qualidade da gestão desse nível de atenção, foi instituído o Programa Previne Brasil que busca realizar o repasse financeiro com base na capitação ponderada, desempenho das equipes, critério populacional e incentivos para ações estratégicas. Objetivos: descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem na aplicação de ferramentas de gestão da qualidade em uma Unidade de Saúde da Família, a partir da análise dos indicadores de desempenho das equipes de saúde. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por acadêmicos de enfermagem da Faculdade Uninassau Petrolina, Pernambuco. A vivência ocorreu no período de fevereiro a junho de 2024, em que as discentes cumpriram a atividade proposta pela disciplina do curso de enfermagem durante o Estágio Curricular Supervisionado. Resultados e discussão: a análise baseou-se nos resultados do Previne Brasil referentes ao terceiro quadrimestre de 2023, em que percebeu-se maior déficit no indicador que remete a realização de exames de hemoglobina glicada para identificação de pacientes diabéticos. Após a elaboração e aplicação das ferramentas de gestão da qualidade, os resultados foram detalhadamente apresentados aos profissionais, fornecendo soluções para as principais deficiências identificadas. Conclusão: as atividades extramuros evidenciaram a relevância da gestão da qualidade para a resolução de problemas, contribuindo com o processo formativo dos acadêmicos e repercutindo na qualidade da atenção à saúde.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.