Ações educativas interprofissionais: relato de experiência no contexto da Residência Multiprofissional em Saúde
Resumen
Introdução: Dentre os aspectos que podem ser qualificados no processo de ensino-aprendizagem presentes na prática da preceptoria na área da saúde, destaca-se a prática da interprofissionalidade, através da Educação Interprofissional. Objetivos: Descrever e analisar a elaboração e implementação de um plano de ação pedagógica interdisciplinar realizado com os residentes de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, em uma Unidade de Saúde da região metropolitana de Curitiba. Metodologia: Relato de experiência, do tipo descritivo. Utilizou-se como metodologias ativas de ensino-aprendizagem os estudos dirigidos, avaliações diagnósticas, feedbacks, consultas compartilhadas e o Portifólio Reflexivo. Resultados: A ação educativa interprofissional impactou positivamente o contexto da Residência Multiprofissional e o processo de trabalho da Unidade de Saúde, por incentivar a mobilização dos atores envolvidos e contribuir para a revisão do processo de trabalho, ao propor uma abordagem colaborativa com vistas à integralidade do cuidado. Conclusão: A utilização do plano de ação pedagógica interdisciplinar, com uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem propiciou a aprendizagem significativa dos atores envolvidos e a reflexão da prática multiprofissional. A interprofissionalidade favorece a atuação centrada no paciente, a identificação das necessidades de saúde e o compartilhamento de práticas e procedimentos, mas encontra ainda muitas barreiras à sua aplicabilidade.
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