Avaliação da abordagem pedagógica hospitalar centrada no residente: um relato de experiência a partir da perspectiva dos preceptores
Resumen
Introdução: A formação acadêmica de prática hospitalar tem se apresentado com métodos de ensino e avaliação ativas Centrado no Aluno. Objetivo: apresentar processos que envolveram métodos de ensino e avaliação utilizados pelos preceptores a partir da Abordagem Pedagógica Hospitalar Centrado no Residente. Método: Realizadas ações de práticas pedagógicas de ensino/avaliação integrados ao serviço hospitalar com atividade durante 9/meses, no período de agosto/2022 a abril/2023. Participam três preceptores e respectivos Residentes, sendo - 1/Terapeuta Ocupacional e 4/Residentes, divididos em duplas de Rs1/Rs2; e, 2/Fisioterapeutas e 4/Residentes divididos igualmente. As práticas pedagógicas foram organizadas em seis eixos envolvendo métodos de ensino/avaliação: 1) Roda de conversa para discussões prévias; 2) Organograma dos 5 Porquês e Observação direta - Preceptor presta assistência do paciente e alunos o observa; 3) O Campo de prática com Residente - leitura prévia de prontuário, atendimento ao paciente, foco na comunicação, práxis e raciocínio clínico; 4) Taxionomia de Bloom - plano de intervenção; 5) Problema (PBL) - registro em portuário; 6) Avaliação formativa: feedback e autoavaliação. Resultados: Durante as práticas com métodos ativos a preceptoria experimentou desafios para o ensino, procurando juntar caminhos didáticos entre saberes, tentando possibilitar uma atmosfera de diversidade, liberdade e autonomia do conhecimento entre os sujeitos. Alcançamos cinco temáticas na experiência: 1) Acolhimento/escuta; 2) Exposição de conteúdo de ensino; 3) Incorporação de métodos ativos; 4) Perspectiva interdisciplinar; 5) Pensamento crítico-reflexivo. Conclusão: Precisamos repensar a formação profissional em saúde a partir das práticas educativas ativas alcançando o âmbito dos componentes curriculares.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.