Perceptions of preceptors in resident-centered hospital pedagogical teaching: experience report
Abstract
Introdução: A formação acadêmica de prática hospitalar tem se apresentado com métodos de ensino e avaliação ativas Centrado no Aluno. Objetivo: apresentar processos que envolveram métodos de ensino e avaliação utilizados pelos preceptores a partir da Abordagem Pedagógica Hospitalar Centrado no Residente. Método: Realizadas ações de práticas pedagógicas de ensino/avaliação integrados ao serviço hospitalar com atividade durante 9/meses, no período de agosto/2022 a abril/2023. Participam três preceptores e respectivos Residentes, sendo - 1/Terapeuta Ocupacional e 4/Residentes, divididos em duplas de Rs1/Rs2; e, 2/Fisioterapeutas e 4/Residentes divididos igualmente. As práticas pedagógicas foram organizadas em seis eixos envolvendo métodos de ensino/avaliação: 1) Roda de conversa para discussões prévias; 2) Organograma dos 5 Porquês e Observação direta - Preceptor presta assistência do paciente e alunos o observa; 3) O Campo de prática com Residente - leitura prévia de prontuário, atendimento ao paciente, foco na comunicação, práxis e raciocínio clínico; 4) Taxionomia de Bloom - plano de intervenção; 5) Problema (PBL) - registro em portuário; 6) Avaliação formativa: feedback e autoavaliação. Resultados: Durante as práticas com métodos ativos a preceptoria experimentou desafios para o ensino, procurando juntar caminhos didáticos entre saberes, tentando possibilitar uma atmosfera de diversidade, liberdade e autonomia do conhecimento entre os sujeitos. Alcançamos cinco temáticas na experiência: 1) Acolhimento/escuta; 2) Exposição de conteúdo de ensino; 3) Incorporação de métodos ativos; 4) Perspectiva interdisciplinar; 5) Pensamento crítico-reflexivo. Conclusão: Precisamos repensar a formação profissional em saúde a partir das práticas educativas ativas alcançando o âmbito dos componentes curriculares.
Authors concede the right of its first publication to the Interdisciplinary Journal of Health Sciences and Education, according to the editorial policy of the journal. Reproductions of texts in other publications may be formally requested to the editorial committee via email.