A relevância do estágio supervisionado no processo de formação do enfermeiro na graduação e o papel do docente

Palavras-chave: Educação em enfermagem, Estágio supervisionado, Docentes

Resumo

Considerando o momento do estágio de suma importância na formação do discente e a atuação do professor na orientação para direcionamento do aluno na prática, objetiva-se neste trabalho entender a importância do estágio supervisionado na formação do enfermeiro e a contribuição do professor nesse papel de mediador do aprendizado. Para tanto, proceder-se-á uma revisão integrativa da literatura, tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, baseada na análise da literatura já publicada sobre a temática. Deste modo observa-se a relevância do papel do professor, sendo este o primeiro contato do aluno com a prática profissional. Considera-se oportuna a publicação de outros trabalhos pertinentes ao tema para fortalecer, conscientizar e contribuir com a formação de enfermeiros e docentes da área aptos a desempenhar seus respectivos papéis.

Biografia do Autor

Mario Marcos Lopes, Centro Universitário Barão de Mauá

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara (2011). Especialista em: Tecnologias e Educação a Distância (2016) pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Orientação Educacional (2018), Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (2016), Gestão Estratégica de Pessoas (2015), Gestão Escolar (2013) e Didática e Tendências Pedagógicas (2011) pela Faculdade de Educação São Luís e Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de São João del Rei - MG (2010). Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2008) e Pedagogia (2016) pela Fatece. Docente da pós-graduação modalidade EaD do Centro Universitário Barão de Mauá nas disciplinas de: Tecnologia Educacional na Gestão do Conhecimento: Educação Continuada e Evolução Profissional; Metodologia da Pesquisa Científica; Planejamento, Avaliação e Metodologias em Educação Ambiental; Práticas Reflexivas em Solução de Problemas: Oficina Interdisciplinar de Criatividade e Inovação e orienta trabalhos de conclusão. Atuou como Tutor no Curso de Especialização em Computação aplicada à Educação Básica oferecido pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). É professor-tutor e orientador de TCC dos Cursos de Especialização da Faculdade de Educação São Luís, além de ministrar aulas nas disciplinas de Gestão Ambiental e Metodologia do Ensino de Ciências. Atua como Professor Coordenador (Secretaria de Estado da Educação) - Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto.

Publicado
2022-07-18
Como Citar
MeneghettiM. R.; CostaL. B. da; LopesM. M. A relevância do estágio supervisionado no processo de formação do enfermeiro na graduação e o papel do docente. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 3, n. 1, p. 91-111, 18 jul. 2022.