Potenciais e desafios do trabalho interprofissional em programas de pós-graduação: uma revisão narrativa
Abstract
A integração entre os saberes com a horizontalização das especialidades reflete diretamente na qualidade do cuidado, possibilitando o atendimento mais integral e de acordo com as necessidades do usuário. O presente estudo teve por objetivo identificar potenciais e desafios para o trabalho interprofissional em estudos realizados com alunos e egressos de pós- graduações no Brasil, com base em uma revisão narrativa realizada em três bases de dados. A residência multiprofissional, enquanto formação, é um potencial para o desenvolvimento da interprofissionalidade nos serviços, no entanto o programa de residência é considerado um desafio, quando propõe a prática colaborativa através das modificações nos processos de trabalho. O modelo biomédico é considerado um obstáculo para o desenvolvimento da prática colaborativa nos serviços, assim como resistências a interdisciplinaridade e ao trabalho interprofissional. A educação interprofissionalizante adotada pelas instituições de modo continuo é considerada como um potencial para receptividade e desenvolvimento do modelo de trabalho baseado na prática colaborativa.
Authors concede the right of its first publication to the Interdisciplinary Journal of Health Sciences and Education, according to the editorial policy of the journal. Reproductions of texts in other publications may be formally requested to the editorial committee via email.