Percepção dos enfermeiros sobre preceptoria no processo de formação multiprofissional em saúde: revisão integrativa

  • Beatriz Aguiar da Silva UFPI
  • Linda Ines Pereira Cardoso Hospital Geral Prado Valadares
  • Linalva Oliveira Santos Secretaria Estadual de Saúde da Bahia
  • Antonio Joelmir Portela da Silva Santa Casa de Misericórdia de Parnaíba
  • Fernanda Cintra Lima Secretaria de Saúde do Distrito Federal
  • Clariana Casagrande da Silva Unisinos
Palavras-chave: Enfermagem, Preceptoria, Formação profissional em saúde, Ensino

Resumo

Objetivo: Avaliar a percepção dos enfermeiros sobre preceptoria como processo de formação em saúde multiprofissional. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada no período de 21 a 22 de outubro. Realizou-se uma busca de alta sensibilidade nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e National Library of Medicine and the National Institutes of Health (PUBMED), cruzando operadores booleanos AND e OR. Forma incluídos estudos primários e excluídos teses e dissertações. Houve delimitação de 5 anos e idiomas português, inglês e espanhol. Resultados:  A busca resultou em um total de 238 artigos. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram incluídos 21 artigos que trazem os principais resultados, destacando a percepção dos enfermeiros sobre a preceptoria como processo de formação para área da saúde. Considerações finais: Aponta subsídios para melhoria na prática clínica, além de identificar inúmeros desafios ao desempenhar o papel de preceptor, corroborando com a importância da integração ensino serviço para o fortalecimento da formação em saúde.

Palavras-chaves: Enfermagem, Preceptoria, Formação profissional em Saúde, ensino.

Publicado
2024-07-04
Como Citar
SILVA, B. A. DA; CARDOSO, L. I. P.; SANTOS, L. O.; SILVA, A. J. P. DA; LIMA, F. C.; SILVA, C. C. DA. Percepção dos enfermeiros sobre preceptoria no processo de formação multiprofissional em saúde: revisão integrativa. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 5, n. 1, p. 200-224, 4 jul. 2024.