Fisioterapia aquática no tratamento de dor lombar crônica

  • Bhetina Morena Martins Brito Real Centro Universitário Barão de Mauá
  • Cayo Timoteo dos Santos e Silva Centro Universitário Barão de Mauá
  • Gabriela Barriento Puga Centro Universitário Barão de Mauá
  • Jéssica Nunes Barbosa Balbino Centro Universitário Barão de Mauá
  • Jéssica Paola da Silva Almeida de Oliveira Centro Universitário Barão de Mauá
  • Patrícia Costa da Silva Centro Universitário Barão de Mauá
Palavras-chave: Dor lombar ou lombalgia, Fisioterapia aquática ou hidroterapia ou hidrocinesioterapia

Resumo

A dor lombar é uma doença musculoesquelética que atinge ambos os sexos, não tem gênero e idade, e é uma das causas que mais traz incapacidade. As propriedades da água têm efeitos terapêuticos benéficos, causando analgesia, reduzindo dor e espasmos. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos fisioterapêuticos aquáticos no tratamento em indivíduos com dor lombar crônica. Foi feito uma revisão de literatura, através de estudos retirados das bases de dados Scielo, Pubmed, PEDro, LILACS, Google acadêmico e Cochrane. Os dados encontrados foram analisados utilizando critérios de data (2009 – 2019), relevância e qualidade metodológica. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados cinco artigos para análise na íntegra. Os resultados apontam que a fisioterapia aquática melhora o quadro álgico, incapacidade e qualidade de vida dos pacientes com dor lombar crônica. Porém a
escassez de pesquisas que abordem o assunto gera a necessidade de novas pesquisas sobre a efetividade da fisioterapia aquática no tratamento para dor lombar crônica para melhorar entendimento do mesmo.

Publicado
2020-07-11
Como Citar
RealB. M. M. B.; SilvaC. T. dos S. e; PugaG. B.; BalbinoJ. N. B.; OliveiraJ. P. da S. A. de; SilvaP. C. da. Fisioterapia aquática no tratamento de dor lombar crônica. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 1, n. 1, p. 76-89, 11 jul. 2020.