Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (DOC ou DOCX).
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL) e as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Seções de publicação
- Artigos originais:
Seção dedicada a artigos originais decorrentes de pesquisas acadêmicas. Os artigos devem conter entre 5500 e 9000 palavras, incluindo resumo, abctract, tabelas, notas e bibliografia.
- Artigos de revisão:
Seção destinada a textos que debatam o estado da arte de campos e temas de pesquisa, privilegiando o debate conceitual e metodológico dos aportes bibliográficos. As contribuições devem ter entre 4500 e 8200 palavras, incluindo resumo, abstract, notas e bibliografia.
- Relatos de experiência: Seção destinada a relatos sucintos de experiências em pesquisa de campo, contendo entre 4000 e 7000 palavras.
- Resenhas:
Seção destinada a resenhas de livros publicados há, no máximo, 7 anos. Os textos devem ter entre 3000 e 6000 palavras, incluindo notas e bibliografia.
- Entrevistas:
Seção dedicada à publicação de entrevistas com pesquisadores da área de humanidades e de educação, discutindo seus trabalhos e suas perspectivas para o entendimento da sociedade contemporânea.
- Traduções: Seção dedicada à tradução de textos literários e ensaios na área de humanidades e educação.

1. Normas gerais
1.1 Todas as contribuições devem ser encaminhadas por meio deste sistema. Não aceitamos contribuições encaminhadas por e-mail. Se houver problemas com o sistema, solicitamos que os(as) autores(as) entrem em contato com a equipe editorial do periódico: rev.he@baraodemaua.br
1.2 Ao submeter seu manuscrito à revista Transições, o(a) autor(a) informa que o texto não está sendo avaliado por nenhum outro periódico.
1.3 Fotografias em que apareçam rostos de pessoas só serão publicadas mediante a autorização das mesmas.
1.4 Antes da submissão de imagens, os autores devem ter garantia de que os materiais da pesquisa não são protegidos por copyright. Caso sejam, os autores devem verificar as condições e autorizações de reprodução, enfatizando seu uso em publicação não-comercial.
1.5 Elementos obrigatórios: título, title, resumo, abstract, palavras-chave e keywords.
1.6 O resumo deve ter entre 200 e 400 palavras e entre 3 e 5 palavras-chave. Elementos obrigatórios no resumo: objetivos, metodologia, resultados e conclusão
1.7 Manuscritos em fonte Times New Roman, tamanho 12
1.8 Lista de referências conforme a norma ABNT NBR 6023 (exemplos abaixo). As citações e referências no corpo do texto devem ser feitas no sistema autor-data.
1.9 Utilizamos a ferramenta Turnitin a fim de assegurar a política anti-plágio testar documentos sob o crivo de existência de cópias indevidas de conteúdos disponíveis na web. Caso o trabalho apresentado seja uma reprodução integral de material previamente publicado, portanto, a contribuição será reprovada em desk review por plagio ou auto-plágio. Materiais protegidos por copyright (fotos, imagens e gráficos) só poderão ser reproduzidos caso o(s) autor(es) do artigo apresentem a devida permissão para sua utilização.
1.10 Não serão aceitos arquivos com mais de 10 Mb.
1.11 Autores brasileiros devem possuir currículo ativo na Plataforma Lattes.

2. Normas de formatação
2.1 Espaçamento entrelinhas de 1,5.
2.2 Margens: 2,5 cm (esquerda, direita, superior e inferior).
2.3 As notas deverão ser colocadas no rodapé das páginas (não utilizamos notas ao final do texto) e devem possuir apenas caráter explicativo.
2.4 Citações e referências no corpo do texto: sistema de citação autor-data.
2.5 Elementos obrigatórios nos artigos: título, title, resumo, abstract, palavras-chave, keywords e referências bibliográficas. No corpo do texto devem constar introdução, método, desenvolvimento/discussão e considerações finais (esses itens não necessariamente devem aparecer em seções ou subseções, mas incorporados à redação do texto).

3. Critérios de avaliação editorial e da avaliação por pares
3.1 Adequação da contribuição ao escopo da revista.
3.2 Cumprimento das normas de formatação.
3.3 Clareza e qualidade da redação.
3.4 Consistência teórico-metodológica e relevância da pesquisa para a área.
3.5 Diálogo com a bibliografia especializada e devidamente atualizada.
3.6 Ineditismo do conteúdo da pesquisa, obedecendo a política anti-plágio do periódico e seus procedimentos de verificação.
3.7 Respeito aos prazos para devolutiva das correções necessárias nos textos, conforme os pareceres e a decisão da equipe editorial.
3.8 Privilegiaremos pesquisadores com doutorado para a função de parecerista ad hoc (todas as submissões são avaliadas por pareceristas).
3.9 A decisão final sobre a publicação dos textos é delegada aos editores.

4. Modelos de referências bibliográficas
4.1 Livro
- HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
- DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O anti-Édipo. São Paulo: Ed. 34, 2012.
4.2 Capítulo de livro
- AUERBACH, Erich. A descoberta de Dante no romantismo. In: AUERBACH, Erich. Ensaios de literatura ocidental. São Paulo: Ed. 34, 2014.
- ARENAS, Luis. A cidade e os corpos. In: NAXARA, Marcia; CAMILOTTI, Virginia (Orgs.). Conceitos e linguagens. São Paulo: Intermeios, 2013.
4.3 Artigo de periódico acadêmico
- SOWA, Jan. An unexpected twist of ideology. Praktyka Teoretyczna, Poznan, v. 5, 2012.
- IANNI, Octavio. O ensino das ciências sociais no 1º e 2º graus. Cadernos CEDES, Campinas, v. 31, n. 85, 2011.
4.4 Artigo de jornal de notícias
- FRANCO, Maria Sylvia Carvalho. Resposta à ortodoxia. Folha de S. Paulo, São Paulo, 14 set. 1997.
- ROSANVALLON, Pierre. A nova revolução é a do bom governo. O Globo, Rio de Janeiro, 20 nov. 2014.
4.5 Texto em anais de eventos acadêmicos
- BASTIANINI NETO, Paulo. Educação e governo das condutas urbanas: uma análise do Código de Posturas de 1921 de Ribeirão Preto. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ, 18, 2018, Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto: Centro Universitário Barão de Mauá, 2018.

5. Direitos de autor e de publicação
5.1 Não há taxas para submissão nem publicação de artigos.
5.2 Os conteúdos são de acesso aberto e qualquer reprodução deve fazer referência à revista como fonte original da publicação.
5.3 Incentivamos que os autores difundam seus textos via internet, bem como armazenem as produções em repositórios institucionais, tendo em vista as potencialidades de publicações de acesso aberto.

6. Procedimentos de avaliação de textos
6.1 Desk review dos editores: avaliação interna, verificando adequação do texto ao escopo, observância às normas do periódico e comitê de ética (quando necessário).
6.2 Peer review: uma vez aprovado na etapa 11.1, o texto é encaminhado para análise de pareceristas externos.
6.3 Deliberação editorial: após a emissão dos pareceres dos assessores externos, os editores deliberam sobre a publicação do texto.

Política de Privacidade

Os nomes e os endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Os dados pessoais mínimos armazenados no sistema após o cadastro são: nome completo, e-mail, vínculo institucional e país. Opcionalmente o usuário pode fornecer informações sobre Orcid, biografia e interesses de pesquisa. Os sujeitos fornecedores dos dados possuem total controle de sua disponobilidade em seu perfil e podem solicitar a remoção de informações ao editor-chefe.