A pesquisa em educação: considerações fundamentais para o pesquisador

  • Michel Luis da Cruz Ramos Leandro

Résumé

Este artigo tem o objetivo de apresentar preceitos básicos para o pesquisador, em especial, para aqueles voltados à pesquisa em educação, para isso, foi realizada uma tentativa de correlacionar diferentes perspectivas do fazer científico por meio de diversos pesquisadores renomados na área da metodologia da pesquisa em educação. Sabe-se que a pesquisa científica do campo educacional se beneficia de múltiplas e diferentes perspectivas teórico-metodológicos para a produção de conhecimento, isso significa que as referências adotadas para a compreensão dos fenômenos educativos – os seus objetivos e intenções, seus processos, resultados e conclusões – carregam metodologias e referenciais teóricos que validam um fazer científico que deve se pautar em responsabilidade e ética, deste modo, ocupar a posição de sujeito-pesquisador é, antes de tudo, uma atitude política e isso implica algumas considerações essenciais que todo pesquisador precisa levar em consideração, a saber, 1. A ciência não é neutra; 2. A ciência nunca chega a uma verdade absoluta; 3. Nenhum pesquisador supri a totalidade de um determinado campo de saber; 4. O discurso científico é uma voz de autoridade social, portanto, há uma força política nas mãos do pesquisador e 5. Todo pesquisador precisa estar aberto a outros campos de pesquisa e saber.

Publié-e
2020-12-14
Comment citer
LEANDRO, M. L. DA C. R. A pesquisa em educação: considerações fundamentais para o pesquisador. Transitions, v. 1, n. 2, p. 39-54, 14 déc. 2020.
Rubrique
Artigos