Inclusão de alunos(as) com transtorno do espectro autista (TEA) na educação digital: pontos para reflexão

  • Carlos André Martins Nascimento Must University
  • Luan Brenner da Costa
  • Mario Marcos Lopes Mario Marcos Lopes Centro Universitário Barão de Mauá; Faculdade de Educação São Luís; Universidade Federal do Triângulo Mineiro https://orcid.org/0000-0001-8389-6444
Palavras-chave: Inclusão Digital, Tecnologias Digitais, Transtorno do Espectro Autista, Educação Inclusiva

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o uso de tecnologias digitais no processo de inclusão de alunos(as) com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente educacional, investigando suas potencialidades e limitações. A metodologia adotada foi uma revisão integrativa da literatura, com levantamento de publicações acadêmicas, dissertações e documentos oficiais dos últimos dez anos, disponíveis nas bases SciELO, CAPES e Google Acadêmico. Os resultados evidenciaram que, embora as tecnologias digitais ofereçam possibilidades para personalizar o ensino e atender às necessidades dos(as) alunos(as) com TEA, sua efetividade depende da usabilidade, adaptabilidade e personalização das ferramentas, além da formação adequada de educadores(as) e de um planejamento pedagógico fundamentado em evidências. A pesquisa também identificou a carência de estudos sistemáticos e de campo que avaliem a implementação e os resultados práticos dessas tecnologias. Conclui-se que a inclusão digital de alunos(as) com TEA exige mais do que o acesso às ferramentas digitais, envolvendo compromisso ético e pedagógico para garantir ambientes educacionais acessíveis, colaborativos e socialmente inclusivos. Recomenda-se a realização de novas pesquisas experimentais que aprofundem a aplicação prática dessas tecnologias no cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Carlos André Martins Nascimento, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University

Luan Brenner da Costa

Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Luís e em Estratégia e Saúde da Família pela Faculdade de Minas. Professor Conteudista da Faculdade Metropolitana

Mario Marcos Lopes Mario Marcos Lopes, Centro Universitário Barão de Mauá; Faculdade de Educação São Luís; Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara (2011). Especialista em: Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2024); Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (2024) e Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (2024) pela Universidade Federal do Piauí; Gestão Técnica de Projetos (2023) pelo Centro Estadual Paula Souza; Tecnologias e Educação a Distância (2016) pelo Centro Universitário Barão de Mauá; Alfabetização e Letramento (2024), Psicopedagogia Escolar (2020), Orientação Educacional (2018), Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (2016), Gestão Estratégica de Pessoas (2015), Gestão Escolar (2013) e Didática e Tendências Pedagógicas (2011) pela Faculdade de Educação São Luís; Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de São João del Rei - MG (2010). Graduado em Ciências Biológicas (2008) pelo Centro Universitário Barão de Mauá, em Pedagogia (2016) pela Fatece e em Letras (Português/Inglês) (2023) pelo Centro Universitário Faveni - UniFAVENI. Atualmente, sou docente da pós-graduação na modalidade EaD do Centro Universitário Barão de Mauá e atuo como professor de Educação Básica na Rede Pública de Ribeirão Preto.e Pública de Ribeirão Preto.

Publicado
2025-07-03
Como Citar
CARLOS ANDRÉ MARTINS NASCIMENTO; LUAN BRENNER DA COSTA; MARIO MARCOS LOPES, M. M. L. Inclusão de alunos(as) com transtorno do espectro autista (TEA) na educação digital: pontos para reflexão. Transições, v. 6, n. 1, p. 94-123, 3 jul. 2025.
Seção
Artigos