Ética na pesquisa científica: reflexões sobre o plágio

Resumen

O plágio na pesquisa científica é uma questão ética e legal que demanda atenção e medidas preventivas. Este resumo explora suas diferentes formas, incluindo cópia literal, apropriação de ideias, autoria múltipla não declarada e autoplagiação, destacando suas implicações éticas e legais. O plágio pode ser intencional ou não, mas em ambos os casos compromete a integridade intelectual e os princípios fundamentais da produção do conhecimento. Causas como a pressão por produtividade, falta de orientação adequada e cultura de impunidade facilitam sua ocorrência, enquanto fatores psicossociais, como a ética situacional, podem distorcer a percepção sobre o que constitui plágio. As consequências do plágio são severas, afetando a credibilidade da pesquisa científica, desvalorizando o mérito intelectual e prejudicando a reputação de pesquisadores e instituições. Além disso, implicações legais e sanções, que vão desde a retratação do trabalho até a exclusão do autor da comunidade acadêmica, podem ser aplicadas. Estratégias de prevenção e combate incluem a promoção da ética desde a formação básica, orientação adequada, uso de tecnologias de detecção de plágio e criação de políticas institucionais claras. Uma cultura de integridade e responsabilidade também é essencial para promover a honestidade acadêmica e garantir a credibilidade da pesquisa científica.

Biografía del autor/a

Mario Marcos Lopes, UFTM / UFSCar / Centro Universitário Barão de Mauá

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara (2011). Especialista em: Gestão Técnica de Projetos pelo Centro Estadual Paula Souza (2023), Tecnologias e Educação a Distância (2016) pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Psicopedagogia Escolar (2020), Orientação Educacional (2018), Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (2016), Gestão Estratégica de Pessoas (2015), Gestão Escolar (2013) e Didática e Tendências Pedagógicas (2011) pela Faculdade de Educação São Luís e Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de São João del Rei - MG (2010). Graduação em Ciências Biológicas (2008) pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Pedagogia (2016) pela Fatece e Letras (Português/Inglês) (2023) pelo Centro Universitário Faveni - UniFAVENI. Docente da pós-graduação modalidade EaD do Centro Universitário Barão de Mauá nas disciplinas de: Tecnologia Educacional na Gestão do Conhecimento: Educação Continuada e Evolução Profissional; Metodologia da Pesquisa Científica; Planejamento, Avaliação e Metodologias em Educação Ambiental; Práticas Reflexivas em Solução de Problemas: Oficina Interdisciplinar de Criatividade e Inovação. Atua como Tutor no Curso de Graduação em Pedagogia oferecido pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). É professor e tutor dos Cursos de Especialização da Faculdade de Educação São Luís. Atua como Professor de Educação Básica na Rede Pública de Ribeirão Preto.

Publicado
2024-12-06
Cómo citar
LOPES, M. M.; COSTA, L. B. DA. Ética na pesquisa científica: reflexões sobre o plágio. Transiciones, v. 5, n. 2, p. 102-115, 6 dic. 2024.
Sección
Artigos