A cultura educacional e o golpe de 1964

  • Diego Fonseca Dantas UFF

Resumen

Este ensaio estuda as manifestações educativas entre o Golpe de 1964 e 1985. O foco de nosso estudo será entender, através de revisão literária e documental, como a cultura educacional no Brasil sofreu disputas dentro de um contexto de tensão e crise institucional que ocorreu desde os meandros do Golpe de 64, passando pela edição do Ato Institucional nº 5, pelos processos de redemocratização, até a consolidação das políticas neoliberais como paradigma estratégico para as políticas de Estado. A legislação da época possuía um caráter profissionalizante que era a tônica de um pensamento liberal-conservador, isto é, a formação do cidadão com valores morais afeito às instituições tradicionais (família, trabalho e propriedade) e liberais na economia. É um projeto de modernização controlada.

Publicado
2025-07-03
Cómo citar
FONSECA DANTAS, D. A cultura educacional e o golpe de 1964. Transiciones, v. 6, n. 1, p. 47-71, 3 jul. 2025.
Sección
Artigos