Laços que curam: relato de experiência sobre a criação de vínculo entre paciente e estudantes de Medicina em uma abordagem preventiva
Résumé
As relações assimétricas entre pacientes e médicos têm sido um aspecto comum na prática médica ao longo dos anos. Essa assimetria refere-se à discrepância de poder e conhecimento entre o profissional de saúde e o indivíduo que busca cuidados médicos (CAMINHA et al., 2020). No entanto, reconhecer a importância da relação de cuidado é fundamental para superar essa assimetria e promover um atendimento mais humano e eficaz, uma vez que tais relações funcionam como dispositivos eficazes para o tratamento e promoção de saúde, sendo imprescindíveis para o desenvolvimento de práticas integrais e na construção de uma prática médica mais humanizada (COELHO; JORGE, 2007).
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.