Superando desafios: estratégias práticas para transformar o estilo de vida em pacientes com doenças crônicas não-comunicáveis
Résumé
O Sistema Único de Saúde (SUS), desde sua criação, foi desenvolvido com enfoque no paciente e em sua integralidade, segundo o conceito biopsicossocioambiental. Sendo assim, foram estabelecidas estratégias para que esse fosse aplicado, como a Estratégia Saúde da Família (ESF). Dentre muitas comorbidades, a atenção primária lida, majoritariamente, com os agravos mais prevalentes no país, como hipertensão arterial, diabetes mellitus e obesidade (Botton, 2021). Segundo o Ministério da Saúde (2023), a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2020, mostrou um aumento significativo nos adultos afetados, sendo 25,9% de obesos – totalizando 41,2 milhões de pessoas – e 60,3% com sobrepeso – representando 96 milhões de indivíduos.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.