O uso de feedback formativo no processo de avaliação em residências de saúde: uma revisão de literatura
Résumé
Introdução: Os programas de Residência em Saúde, são uma modalidade de ensino de pós-graduação e tratando-se do processo avaliativo do residente é importante realizar uma avaliação de qualidade, com instrumentos e formatos que contribuam para a formação de profissionais com maior autonomia e capacidade crítico-reflexiva, como por exemplo, com o uso da ferramenta de feedback formativo. Objetivo: buscar na literatura informações e evidências sobre o uso do feedback formativo nos momentos de avaliação de desempenho em programas de residência em saúde. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa, que selecionou artigos de acordo com os critérios de inclusão nas bases de dados da BVS e Scielo. Resultados: foram encontrados cinco artigos relacionados ao tema “Feedback Formativo” os quais foram utilizados para a formulação da discussão. Conclusão: sugere-se que mais estudos sejam realizados sobre a temática, porém se faz necessário que os programas de residência reconheçam esta importância e façam o uso desta ferramenta na prática, treinando e incentivando seus avaliadores.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.