Revisão e atualização do instrumento de coleta de dados utilizado no curso de Enfermagem
Résumé
Instrumentos de coleta dos dados permitem coletar dados relevantes e estruturados para identificação das necessidades do paciente. O objetivo da pesquisa foi revisar e atualizar o instrumento de coleta de dados utilizado pelos alunos durante as atividades práticas no curso de enfermagem. Tratou-se de um estudo metodológico, a partir da análise, revisão e atualização dos domínios e itens de um instrumento por meio dos referenciais teóricos utilizados na disciplina de Metodologia da Assistência de Enfermagem. Realizaram-se as etapas de estabelecimento da estrutura conceitual e definição dos objetivos e da população envolvida, construção dos itens e da escala de resposta e seleção e organização dos itens e estruturação do instrumento. Constatou-se que a versão atualizada do instrumento buscou obter um instrumento capaz de reunir e disponibilizar embasamento científico atualizado para operacionalizar a coleta de dados por alunos de adultos e idosos em situações clínicas durante as atividades práticas em campo de estágio hospitalar. Os domínios do instrumento original foram mantidos, classificados por necessidades humanas básicas e foram reorganizados. Os domínios incluídos foram: resultado de exames, medicamentos prescritos, itens não avaliados e orientações para alta hospitalar. Em cada domínio, os itens foram incluídos, excluídos e realocados. A escala de respostas foi objetiva ou subjetiva e aberta ou fechada e organizadas da normalidade para a anormalidade. Destaca-se a dificuldade em encontrar referenciais teóricos acerca da identificação do paciente, das necessidades psicossociais e psicoespirituais; verifica-se a necessidade de adequações na apresentação, formatação, síntese e validação da versão final do instrumento.
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