Monitoria acadêmica com paciente simulado nas aulas práticas da disciplina de emergência e urgência do curso de Medicina: um relato de experiência

  • Luana Gabrielly Rodrigues Silva Centro Universitário Barão de Mauá
  • Verena Avesani Correa Centro Universitário Barão de Mauá
  • Laís Conrado de Oliveira Centro Universitário Barão de Mauá
  • Gláucia Costa Degani Centro Universitário Barão de Mauá

Resumen

A monitoria acadêmica faz parte de um programa estudantil que visa o desenvolvimento de uma metodologia ativa, por meio da redução da metodologia tradicional, centrada na figura do docente como único detentor do conhecimento e da autoridade, e do aumento da participação do discente como protagonista do seu estudo (FREITAS et al., 2020). Diante disso, faz-se necessário o uso de diferentes abordagens a fim de estabelecer uma articulação entre a teoria e a prática de forma independente e inovadora, e a prática de simulações realísticas é uma dessas estratégias de ensino usadas, utilizando o monitor-discente como ator, tornando-se peça fundamental para a realização dessa atividade.

Publicado
2023-11-09
Cómo citar
SILVA, L. G. R.; CORREA, V. A.; OLIVEIRA, L. C. DE; DEGANI, G. C. Monitoria acadêmica com paciente simulado nas aulas práticas da disciplina de emergência e urgência do curso de Medicina: um relato de experiência. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 4, n. 3, p. 190-194, 9 nov. 2023.