Estratégias de ventilação mecânica e ajustes dos parâmetros ventilatórios utilizados em pacientes com COVID-19 hospitalizados: revisão de literatura

  • Lays Barros Braga Davoli Centro Universitário Barão de Mauá
  • Phelipe Muniz Furtado Centro Universitário Barão de Mauá
  • Paulo Eduardo Gomes Ferreira Centro Universitário Barão de Mauá

Resumen

Atualmente, o mundo vem vivendo uma pandemia causada pelo novo Coronavírus, causador da COVID-19, seu quadro clínico é variável, sendo os pulmões, um dos órgãos mais afetados. Quando agravada, a doença, pode ser necessário a hospitalização e a intubação; a utilização da ventilação mecânica (VM) tem seus riscos e seus benefícios, devido a isso é necessário saber configurar corretamente seus parâmetros. Objetivo: Revisar os parâmetros ventilatórios mais utilizados e eficazes nos pacientes hospitalizados por COVID-19. Métodos: Foram realizadas buscas nas bases de dados PUBMED e Scielo com os DeCS “mechanical ventilator” AND “COVID-19”. Resultados: Foram encontrados 186 artigos, desses foram incluídos 3 pois se encaixam nos critérios de inclusão, sendo encontrados valores como o de Khan, Akhtar, 2020 de volume corrente de 4 a 6 ml/kg e uma PEEP de 15 cmH20, valores como o de Sheikh, Baig, 2020 com volume corrente de 4 a 8 ml/kg e uma PEEP de 20 cmH2O e valores como o de Robba et al., 2020 de volume corrente de 4 a 8 ml/kg e uma PEEP maior que 10 cmH2O. Considerações finais: Dentro do tratamento para a COVID-19 a ventilação mecânica é muito importante, porém é necessário entender como ajustar seus parâmetros diante de cada caso. Foi encontrado um padrão, porém é necessário que mais estudos ocorram sobre este tema.

Publicado
2021-07-27
Cómo citar
DAVOLI, L. B. B.; MUNIZ FURTADO , P.; EDUARDO GOMES FERREIRA, P. Estratégias de ventilação mecânica e ajustes dos parâmetros ventilatórios utilizados em pacientes com COVID-19 hospitalizados: revisão de literatura . Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 2, n. 1, p. 125-138, 27 jul. 2021.