Os desafios das ferramentas digitais de aprendizagem no contexto da preceptoria em saúde: um relato de experiência
Abstract
As residências médica e multiprofissional foram criadas no Brasil tendo a prerrogativa do aperfeiçoamento do cenário de prática no contexto do SUS, contudo, novas exigências foram feitas pós COVID-19, do qual necessitou da intensificação do uso das ferramentas digitais nos campos de ensino-aprendizagem. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência vivido no período pandêmico e pós-pandêmico, no qual foram inseridas ferramentas educacionais digitais visando um maior incremento no processo ensino e aprendizagem dos profissionais residentes de saúde mental. Fazendo articulação bibliográfica com os temas: metodologia ativa e ensino remoto. Por fim, percebeu-se que existiu a intensificação dos meios digitais, mas que nem sempre foi explorado com afinco, levando em conta, os cenários de vida e de trabalho na rua. Observa-se também, a necessidade de maior exploração de artefatos digitais para abarcar a lógica de um ensino na prática e avaliação mais integrativas. Conclui-se que é necessário um maior conhecimento dessas ferramentas digitais na atualidade e o estímulo dos grupos das residências em experimentarem as diversas formas de contato educacional.
Authors concede the right of its first publication to the Interdisciplinary Journal of Health Sciences and Education, according to the editorial policy of the journal. Reproductions of texts in other publications may be formally requested to the editorial committee via email.