Processo de ensino e aprendizagem com foco em interdisciplinaridade e trabalho em equipe na atenção primária à saúde: relato de experiência
Abstract
Os programas de residência são fundamentados em uma base pedagógica que se apoia nos princípios e diretrizes do SUS, relacionando a formação a uma aprendizagem prática baseada nas situações de trabalho. O preceptor é o profissional cuja função é de orientar, ensinar, compartilhar experiências e oferecer suporte ao discente em formação, visando aprimorar suas competências para o trabalho, através de uma relação horizontal, que estimule a reflexão e a construção do trabalho coletivo. Este trabalho trata-se de um estudo qualitativo descritivo, através do relato conjunto de experiências vivenciadas por três profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (uma Médica de Família e Comunidade, uma Farmacêutica e uma Terapeuta Ocupacional, ambas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família), a partir dos aprendizados adquiridos pelas autoras no Curso de Especialização em Preceptoria Multiprofissional na Área da Saúde, realizado no biênio 2022-2023, no formato PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), ofertado pelo Hospital Moinhos de Vento - Porto Alegre, RS. Observou-se que o contato com o conteúdo apresentado no curso de Especialização em Preceptoria Multiprofissional na Área da Saúde foi fundamental para aprimorar o processo de trabalho das preceptoras, pois viabilizou a compreensão dos conceitos de aprendizagem do adulto e do ensino focado no residente.
Authors concede the right of its first publication to the Interdisciplinary Journal of Health Sciences and Education, according to the editorial policy of the journal. Reproductions of texts in other publications may be formally requested to the editorial committee via email.