Ensino remoto como ferramenta de aprendizagem dos estudantes de enfermagem durante a pandemia do covid-19

Palavras-chave: Aprendizagem, Internet, COVID-19, Estudantes de Enfermagem, Ensino remoto

Resumo

Em março de 2020, a organização mundial de saúde (OMS) decretou a pandemia do novo coronavírus denominado SARS-CoV-2 (COVID-19), desse modo, várias atividades foram interrompidas e a paralisação das aulas presenciais foi uma das medidas estabelecidas. O Ensino Remoto Emergencial (ERE) estabeleceu a conexão de ensino e aprendizagem sem quebrar o distanciamento social. Este trabalho visa identificar e descrever os desafios do aprendizado remoto (e-learning) na perspectiva de estudantes de enfermagem durante a pandemia de COVID-19. Estudo transversal quantitativo seguindo a estratégia de web survey, por meio da plataforma Google Forms em uso de um questionário de múltipla escolha e escalas de Likert, os dados da pesquisa foram exportados e tabulados para o programa Microsoft Excel, resultando na produção dos gráficos e tabelas. O perfil dos participantes foi de maioria sexo feminino, entre 18 a 24 anos, pardos. As dificuldades encontradas estão atreladas ao manejo das plataformas, bem como a internet de baixa qualidade. As principais plataformas foram o Zoom e o Google Meet, cerca de 31% dos estudantes referem sintomas de alteração da saúde mental. Aproximadamente 62% tiveram piora no rendimento acadêmico e 31% afirmam não ter bagagem teórica suficiente para retorno presencial. A mudança abrupta no processo de ensino aprendizagem em alunos de enfermagem gerou um descompasso na progressão acadêmica, o apoio da intuição de ensino foi essencial, porém ainda se destacam alguns embates para a manutenção da modalidade do modelo híbrido funcional em cursos de enfermagem.

Biografia do Autor

Sarah Lais Rocha, UEPA / Faculdade Carajás

 

 

Publicado
2022-07-18
Como Citar
PereiraA. da S.; Lima NevesG. T.; RochaS. L.; Souza Domingues R. J. de. Ensino remoto como ferramenta de aprendizagem dos estudantes de enfermagem durante a pandemia do covid-19. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 3, n. 1, p. 24-46, 18 jul. 2022.