Competências em preceptoria: uma revisão integrativa sobre as intervenções educativas para a qualificação de preceptores
Resumo
Introdução: A qualificação de preceptores consiste no aspecto essencial ao processo de ensino e avaliação de residentes, educandos e ao desenvolvimento de uma preceptoria efetiva e à qualidade do ensino em serviço. Objetivo: Apresentar e sintetizar as intervenções educativas voltadas à qualificação de preceptores para o desenvolvimento de competências em preceptoria. Metodologia: Pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, realizada por meio de revisão integrativa da literatura com inclusão de artigos originais, disponíveis em português, inglês e espanhol, em texto completo, gratuitos, no recorte temporal de 05 anos, com abordagem voltada à explanação dos resultados de intervenções educacionais destinadas à formação/qualificação de preceptores. Resultados: Foram selecionados 09 artigos com abordagem dos resultados de intervenções educativas para a qualificação e o desenvolvimento de preceptores, no que tange à aquisição de habilidades e competências para exercício da preceptoria, os locais dos estudos foram: Brasil, Estados Unidos, Coréia do Sul e Singapura, em relação ao público-alvo das intervenções, essas destinaram-se às categorias: medicina, enfermagem, farmácia e equipe multiprofissional, as intervenções educativas abordadas nos estudos voltaram-se ao desenvolvimento das competências de caráter didático-pedagógico e emocional-psicológico. Conclusão: As intervenções apresentadas neste estudo voltaram-se ao desenvolvimento de competências didático-pedagógicas e emocionais-psicológicas em preceptoria, bem como apresentaram estratégias para a adesão dos preceptores aos programas de formação. Ademais, o presente estudo retratou intervenções educativas voltadas à qualificação de preceptores com diferentes abordagens metodológicas e recursos didáticos, o que permitirá sua aplicação e/ou adaptação aos diversos contextos da preceptoria.
Palavras-chave: Preceptoria, Ensino, Desenvolvimento de pessoal, Competências em preceptoria.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.
10.56344/2675-4827