Concepções da interprofissionalidade na equipe multiprofissional em saúde no serviço terciário: uma revisão integrativa
Resumo
Introdução: A importância do Trabalho em equipe e da Educação Interprofissional (EIP) está diretamente relacionada às alterações ao aumento das doenças crônicas e da expectativa de vida. Esse cenário exige dos profissionais da saúde habilidades educacionais para intervir em diversos aspectos da saúde dos usuários, através de uma equipe multiprofissional que trabalhe de forma interprofissional e colaborativa. Objetivo: Compreender as concepções sobre o cuidado Interprofissional desenvolvido pelas equipes multiprofissionais no ambiente hospitalar a partir de artigos científicos. Método: Revisão Integrativa na seguinte base de dados: (LILACS), (MEDLINE/PubMed), Cochrane Library, e SciELO, entre os anos de 2016 e 2023. Resultados: Dos 15 artigos selecionados, apenas 01 era internacional e 13 eram nacionais. O país com maior número de publicações sobre esse tema foi o Brasil, em segundo lugar vem o Reino Unido e a Suíça. Conclusão: Evidenciou-se uma lacuna entre o conceito teórico e a aplicação prática do trabalho interprofissional no ambiente hospitalar, destacando a necessidade de reforçar a interprofissionalidade para melhorar os resultados em saúde. Ressalta-se a importância de um maior envolvimento das instituições de ensino e dos gestores de saúde na criação de estratégias educativas que promovam o entendimento crítico dos conceitos de interprofissionalidade e multiprofissionalidade. A articulação entre teoria e prática, por meio de intervenções pedagógicas inovadoras e da educação continuada, pode atenuar as dificuldades observadas no ambiente clínico, facilitando o desenvolvimento de equipes verdadeiramente colaborativas e integradas.
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