Os desafios das ferramentas digitais de aprendizagem no contexto da preceptoria em saúde: um relato de experiência

  • Camila Mireli Calaça de Sá Universidade Federal de Sergipe
  • Sueli Cavalcanti Carneiro da Cunha Soares UFRJ
  • Priscila Vitoriano Leão dos Santos Faculdade Moinhos de Vento
Palavras-chave: Ferramentas de aprendizagem, Ferramentas digitais, Preceptoria, Residência Multiprofissional

Resumo

As residências médica e multiprofissional foram criadas no Brasil tendo a prerrogativa do aperfeiçoamento do cenário de prática no contexto do SUS, contudo, novas exigências foram feitas pós COVID-19, do qual necessitou da intensificação do uso das ferramentas digitais nos campos de ensino-aprendizagem. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência vivido no período pandêmico e pós-pandêmico, no qual foram inseridas ferramentas educacionais digitais visando um maior incremento no processo ensino e aprendizagem dos profissionais residentes de saúde mental. Fazendo articulação bibliográfica com os temas: metodologia ativa e ensino remoto. Por fim, percebeu-se que existiu a intensificação dos meios digitais, mas que nem sempre foi explorado com afinco, levando em conta, os cenários de vida e de trabalho na rua. Observa-se também, a necessidade de maior exploração de artefatos digitais para abarcar a lógica de um ensino na prática e avaliação mais integrativas.  Conclui-se que é necessário um maior conhecimento dessas ferramentas digitais na atualidade e o estímulo dos grupos das residências em experimentarem as diversas formas de contato educacional.

Publicado
2024-01-05
Como Citar
SáC. M. C. de; SoaresS. C. C. da C.; SantosP. V. L. dos. Os desafios das ferramentas digitais de aprendizagem no contexto da preceptoria em saúde: um relato de experiência. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 4, n. 2, p. 285-294, 5 jan. 2024.