O ensino centrado no residente: uma revisão integrativa sobre um novo paradigma na formação profissional
Resumo
Este artigo tem como objetivo de analisar pesquisas existentes sobre o método de ensino centrado no residente. Este estudo é uma abordagem educacional que prioriza o desenvolvimento do residente como profissional autônomo e pensador crítico. A metodologia abordada foi uma revisão integrativa conduzida pelas bases de dados acadêmicas scielo, revistas eletrônicas, periódicos acadêmicos que abordam o tema em questão. Os resultados revelaram uma série de benefícios associados ao ensino centrado no residente, incluindo uma maior satisfação dos residentes, melhoria na retenção de conhecimento, desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e aumento da autonomia profissional. Além disso, foram identificados alguns desafios e barreiras associados à implementação do ensino centrado no residente, como resistência por parte dos preceptores, limitações de tempo e falta de recursos. Com base nos resultados encontrados, sugere-se que o ensino centrado no residente seja adotado como uma abordagem educacional mais amplamente implementada em programas de residência, visando melhorar a formação dos residentes e prepará-los para futuras práticas profissionais.
Os autores cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, conforme a política editorial do periódico. Solicitamos que os pedidos de autorização para reprodução de textos em outras publicações sejam encaminhados formalmente ao comitê editorial por e-mail.