Processo de ensino e aprendizagem com foco em interdisciplinaridade e trabalho em equipe na atenção primária à saúde: relato de experiência

  • Linda Tieko Kakitani Morishita Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba
  • Luciane Cristine Vendt Secretaria Municipal de Saúde de Piraquara
  • Fernanda Viana Campos Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis / UFSC / UFRGS
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Equipe, Preceptoria em saúde

Resumo

Os programas de residência são fundamentados em uma base pedagógica que se apoia nos princípios e diretrizes do SUS, relacionando a formação a uma aprendizagem prática baseada nas situações de trabalho. O preceptor é o profissional cuja função é de orientar, ensinar, compartilhar experiências e oferecer suporte ao discente em formação, visando aprimorar suas competências para o trabalho, através de uma relação horizontal, que estimule a reflexão e a construção do trabalho coletivo. Este trabalho trata-se de um estudo qualitativo descritivo, através do relato conjunto de experiências vivenciadas por três profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (uma Médica de Família e Comunidade, uma Farmacêutica e uma Terapeuta Ocupacional, ambas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família), a partir dos aprendizados adquiridos pelas autoras no Curso de Especialização em Preceptoria Multiprofissional na Área da Saúde, realizado no biênio 2022-2023, no formato PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), ofertado pelo Hospital Moinhos de Vento - Porto Alegre, RS.  Observou-se que o contato com o conteúdo apresentado no curso de Especialização em Preceptoria Multiprofissional na Área da Saúde foi fundamental para aprimorar o processo de trabalho das preceptoras, pois viabilizou a compreensão dos conceitos de aprendizagem do adulto e do ensino focado no residente.

Publicado
2024-01-05
Como Citar
Kakitani MorishitaL. T.; VendtL. C.; CamposF. V. Processo de ensino e aprendizagem com foco em interdisciplinaridade e trabalho em equipe na atenção primária à saúde: relato de experiência. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 4, n. 2, p. 255-270, 5 jan. 2024.