Simulação no processo de ensino-aprendizagem em atenção primária no curso de enfermagem

  • Aidê Amábile Coelho dos Santos Gaspar Centro Universitário Barão de Mauá
  • Marisa Akiko Iwamoto Centro Universitário Barão de Mauá
  • Lauren Suemi Kawata Centro Universitário Barão de Mauá
  • Tânia Aparecida Cancian Masella Centro Universitário Barão de Mauá
Palavras-chave: Ensino, Enfermagem, Atenção primária, Treinamento por simulação

Resumo

As evidências científicas demonstram que a simulação como estratégia de ensino tem ótimos resultados no processo ensino aprendizado, com percepção positiva dos alunos. Dessa forma, as instituições de ensino superior devem fomentar a utilização de metodologias ativas, incrementar a capacitação dos docentes e desenvolver as estruturas institucionais para a realização da simulação. Este estudo apresenta as experiências de simulação no processo de ensino-aprendizagem em atenção primária no Curso de Enfermagem do Centro Universitário Barão de Mauá. Os docentes de um curso de enfermagem, desde 2019, desenvolvem atividades simulando os vários tipos de atendimentos realizados na Atenção Primária à Saúde. Foi possível destacar algumas experiências como atuação do enfermeiro em sala de vacina, visita domiciliar utilizando as tecnologias de ensino remoto e situações cotidianas vivenciadas pelo enfermeiro na atenção primária. As simulações foram realizadas seguindo as etapas: preparação (abrange o briefing), participação (desenvolvimento da vivência no cenário) e debriefing (processo analítico). Após estas 3 etapas, foram realizadas avaliações de cada uma das experiências com resultados positivos, nos quais os alunos destacavam que o aprendizado foi efetivo e que gostariam de mais oportunidades de simulação e reflexão teórico-prática. Nas disciplinas desenvolvidas na APS, a simulação, utilizada como ferramenta para auxiliar no processo de aprendizagem, tem se mostrado eficaz como disparador de interesse pela temática abordada, levando o aluno a estudar e perceber os detalhes que farão diferença para a prática segura nas vivências da Atenção Primária.

Publicado
2023-07-28
Como Citar
GasparA. A. C. dos S.; IwamotoM. A.; KawataL. S.; MasellaT. A. C. Simulação no processo de ensino-aprendizagem em atenção primária no curso de enfermagem. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 4, n. 1, p. 159-173, 28 jul. 2023.