Maquete como modelo didático no ensino superior do curso de Ciências Biológicas: biologia do desenvolvimento

  • Larissa Zanarotti Kuroishi Centro Universitário Barão de Mauá / USP
  • Maria Helena Simões Centro Universitário Barão de Mauá
  • Ana Carolina André de Oliveira Centro Universitário Barão de Mauá
  • Bianca Toller Paschoal Garcia Centro Universitário Barão de Mauá
  • Edmar Fernando Barbosa Centro Universitário Barão de Mauá
  • Eduardo William de Andrade Centro Universitário Barão de Mauá
  • Igor Inácio de Faria Centro Universitário Barão de Mauá
  • João Vitor Rodrigues Marinho Centro Universitário Barão de Mauá
Palavras-chave: Desenvolvimento embrionário de mamíferos, Ciências Biológicas, Maquetes

Resumo

Uma das maiores dificuldades no ensino superior de Biologia do Desenvolvimento (BD) é a dinâmica da evolução estrutural, que geralmente, é feita por meio de uma limitada sequência de imagens estáticas. Nesse sentido, a construção de maquetes é um importante recurso que favorece o processo ensino – aprendizagem, pois necessita da participação ativa do estudante, além de permitir a representação do fenômeno. Nosso objetivo foi relatar uma experiência de aprendizagem proposta na disciplina de BD, por meio da construção de uma maquete, para demonstrar as fases do desenvolvimento embriológico de mamíferos, desde às clivagens até a neurulação. A atividade foi realizada após uma aula expositiva dialogada sobre o tema na disciplina, do curso superior de Ciências Biológicas do Centro Universitário Barão de Mauá. Em seguida, os discentes elaboraram maquetes com o intuito de demonstrar as fases do desenvolvimento embrionário dos mamíferos. Posteriormente, devido à pandemia de COVID-19, a apresentação foi realizada por meio da plataforma BigBlueButton (BBB), onde seis discentes fizeram uma explanação oral. Cada um dos seis discentes se responsabilizaram pela elaboração de uma maquete que demonstrasse uma das fases do desenvolvimento embrionário de mamíferos, e outro aluno realizou a junção de todas as maquetes para uma visão geral do desenvolvimento embrionário. Portanto, os modelos didáticos podem auxiliar de forma substancial no processo de ensino e aprendizagem de outros conteúdos biológicos, pois permitem que os alunos tenham uma visão tridimensional e concreta dos conceitos biológicos, diferente das imagens planas dos livros didáticos.

Publicado
2023-07-28
Como Citar
Zanarotti KuroishiL.; SimõesM. H.; Ana Carolina André de Oliveira; Bianca Toller Paschoal Garcia; Edmar Fernando Barbosa; Eduardo William de Andrade; Igor Inácio de Faria; João Vitor Rodrigues Marinho. Maquete como modelo didático no ensino superior do curso de Ciências Biológicas: biologia do desenvolvimento. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 4, n. 1, p. 145-158, 28 jul. 2023.