Uma viagem rumo à educação interprofissional

Palavras-chave: Educação Interprofissional, Práticas Interdisciplinares, Prevenção de Doenças, Atenção Primária à Saúde, Doença Crônica

Resumo

Com a desconstrução do modelo de atenção fragmentado, a Educação Interprofissional torna-se uma estratégia para melhorar a formação de estudantes da área da saúde e qualificação de profissionais. Assim, este artigo objetiva apresentar um relato de experiência de alunos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, no Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde/Interprofissionalidade (PET-Saúde/Interprofissionalidade). Tratou-se de uma análise descritiva das ações extensionistas e da experiência vivenciada por estudantes, professores universitários, profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde, no contexto da Estratégia de Saúde da Família, no município de Jequié-Bahia-Brasil, de abril a dezembro de 2019. Dentre os problemas de saúde registrados, Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica foram as doenças mais prevalentes. A partir desta constatação, sob a orientação dos professores e preceptores, os estudantes desenvolveram abordagens educacionais e ações terapêuticas direcionadas aos usuários. As atividades envolviam competências, habilidades e atitudes necessárias para o futuro exercício profissional. As estratégias utilizadas favoreceram a reflexão acerca da formação acadêmica, das relações interpessoais e interprofissionais, do envolvimento da comunidade e da participação social como mecanismos benéficos para a formação dos profissionais de saúde e seu impacto na qualidade dos serviços.

Publicado
2023-07-28
Como Citar
OliveiraA. A. de J.; Bianca Fernandes Silva; Davi de Mattos Oliveira; Jailton Santos; Jefferson Pereira dos Santos; Rafaela Santos Souza; Thainá de Santana Almeida dos Santos; Patrícia Elizabeth Souza Matos; Marcos Túlio Raposo. Uma viagem rumo à educação interprofissional. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 4, n. 1, p. 128-144, 28 jul. 2023.