Aulas remotas na graduação em enfermagem: impactos em tempos de COVID-19

  • Jessica da Costa Alcantara Centro Universitário Lusíada
Palavras-chave: Covid-19, Ensino a distância, Graduação, Enfermagem

Resumo

Introdução: No mês de março de 2020, a partir do Decreto nº 64.864 foram suspensas as aulas presenciais nas Instituição de Ensino de todo o Estado de São Paulo como medida de segurança e em caráter temporário e emergencial para a prevenção do contágio pelo SARS-Cov 2 (COVID-19) (ASSEMBLÉIA LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO, 2020). De acordo com a EBC – Empresa Brasil de Comunicação, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) estimava que cerca de 776,7 milhões de crianças e jovens seriam afetadas e, com o isolamento, não poderiam ir às escolas. Objetivo: Relatar a experiência de ter aulas remotas durante a graduação em enfermagem, vantagens e desvantagens percebidas pelo graduando. Metodologia: Relato de experiência. Resultados: É necessário a diferenciação sobre ensino remoto e online. A partir do que foi relatado pôde-se classificar as desvantagens e vantagens de ter aulas remotas, como vantagem:  Melhor organização do tempo, consultar as aulas gravadas a qualquer momento; possibilidade de continuidade no ensino do graduando e como desvantagem a perda de contato com a classe, dificultando discussões de temas abordados em aulas; perda de atenção durante a aula; queda de conexão durante a aula, sendo prejudicial para o tempo determinado de aula; problemas no aplicativo de reprodução das aulas. Conclusão: O relato sobre o ensino remoto e as vantagens e desvantagens desse tipo de ensino possibilita uma reflexão sobre os métodos de ensino e como eles refletem na vida e aprendizado do graduando.

Palavras-chave: Covid-19, Ensino a distância, Graduação, Enfermagem EaD.

Publicado
2023-07-28
Como Citar
ALCANTARA, J. DA C. Aulas remotas na graduação em enfermagem: impactos em tempos de COVID-19. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 4, n. 1, p. 116-127, 28 jul. 2023.